segunda-feira, 29 de julho de 2013

Investindo para a Independência Financeira (o manual básico)



Caminhando para a Independência Financeira

  




 
            Você já imaginou um dia, em plena segunda feira – pensa no inverno, friozinho, chovendo lá fora e você com a maior vontade de ficar em casa – e poder ficar em casa sem problema algum porque já alcançou sua Independência Financeira?


            Porque ganha com seus investimentos mais do que com seu trabalho e pode se dar ao luxo de ajudar os outros além de ter seu sustento garantido pelos seus rendimentos?

Muito bem, prepara-se porque este dia vai chegar!

Vejamos os principais pontos de nosso plano de independência financeira:



1.      Dedique tempo à construção de seu plano no papel ou em uma planilha eletrônica 
2.      Relacione todas as suas fontes de recursos financeiros e todos os seus gastos mensais

3.      Identifique suas possibilidades de redução de gastos e estabeleça limites para os gastos não programado

4.      Após otimizar seus gastos mensais, identifique de forma precisa o preço de sua sobrevivência, quanto você gasta mensalmente com segurança

5.      Calcule quanto sobra de sua remuneração para investimentos mensais

6.      Estude algumas alternativas de investimento para o volume de recursos que você tem hoje e estabeleça uma meta realista de taxa de juros real possível para fazer seu dinheiro crescer a juros compostos. Essa será a taxa utilizada em suas simulações de renda futura.

7.      Estipule uma meta para seu futuro:  
  • que renda você pretende ter ao se aposentar; e 
  •  durante quanto tempo pretende poupar. 
Nada como ir ao trabalho na Segunda Feira!!!
8.      Determine a massa crítica necessária para sustentar sua renda de aposentadoria com base em uma taxa de juros realista e de baixo risco.
 
9.      Determine quanto será realmente poupado, e durante quanto tempo, para formar a massa crítica. Verifique se essas condições são compatíveis com suas possibilidades e expectativas. Se não o forem, estabeleça novos prazos ou corte mais gastos de sua sobrevivência. Faça algumas simulações para certificar-se de que escolherá o melhor plano de vida.

Fonte: Gustavo Cerbasi, O Segredo dos Ricos

O culto de domingo:  Qual foi o grande erro de Ezequias...


            O reinado de Ezequias é um dos mais marcantes no reino de Judá. Ezequias foi um dos mais importantes monarcas de Judá. Ele governou a região na transição entre os séculos 8 e 7 a.C e tinha 25 anos quando se tornou rei no lugar de Acaz, seu pai. Entre seus atos como imperador destacaram-se a reabertura do templo de Salomão, fechado desde o governo anterior, a restauração da festa de Páscoa como feriado oficial no calendário judeu, o enfrentamento dos exércitos assírios e a implementação de uma série de reformas em Jerusalém, que culminaram na construção do túnel de Siloé

                O fato foi que Ezequias foi um bom líder. Ele andou nos caminhos de Deus – foi um homem honesto e bom – ele eliminou de sua casa o que desviava do caminho correto como a serpente de bronze construída por Moisés, para a qual os judeus queimavam insenso.

                Como ele assumiu o reinado muito jovem (25 anos), ele tentou fazer a diferença e seguiu o que estava na bíblia, deixando de se submeter ao rei Senaqueribe, da Assíria  - pensa em algo como Cuba contra os EUA .

                Mas a Assíria não fez por menos, o rei avançou logo ele havia perdido todas as suas cidades fortificadas e estava sozinho em Jerusalém, sua última cidade fortificada! PERDEU!!

                Agora vamos pensar no seguinte: Você fez o que era certo, foi correto pelo que a Bíblia te orienta, mas que bela encrenca seguir o que o padre te fala, não? Será mesmo?

                Alguém já parou para saber o que existe no centro da bíblia? Se pegar o livro e dividir na metade exata mesmo número de versículos para cá e mesmo número de versículos para lá, o que existe no centro disto tudo? Sl 108:8 “é melhor confiar no Senhor do que no homem”.

                Ezequias seguiu a sua orientação . 2Reis 18:5-8, Ezequias confiava no Senhor, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. Ele se apegou ao Senhor e não deixou de segui-lo; obedeceu aos mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.E o Senhor estava com ele; era bem-sucedido em tudo o que fazia.

                O rei no seu desespero, ver seu país dominado, seu exército vencido, esqueceu de um detalhe que está em Dt 4:1-2: “E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que lhes estou ensinando a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês. Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que eu lhes ordeno.

         Já ouvi muito sobre o poder da oração de um justo, tanto pelos relatos bíblicos como por testemunhas de católicos e evangélicos. Neste momento um justo ora e Deus e ele escuta suas preces. No dia seguinte o impensável acontece e 180.000 soldados amanhecem mortos e Judá permanece. A oração... um dia vamos fazer uma missa sobre a oração.

         Eu desejo a vocês tudo de bom e uma excelente semana!! Peraí... qual vocês acham que foi o grande erro de Ezequias?

                

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Apresentação



Muito bom dia! Um pastor investindo? que coisa estranha, não? Não tanto assim : )

Para quem não sabe, pastores são assalariados e seria muito estranho largar a batina e me aposentar milionário, no entanto, não seria nada errado para quando eu tiver um milhão na conta corrente poder ajudar com 10.000 mensais obras sociais em todo o Brasil, na verdade acho isto o melhor que posso fazer para a minha velhice.

Muito do que me confessam de problemas em casa tem a ver com o dinheiro. 99,99999% falta de planejamento e de um pouquinho de juízo. Já vi amigos recebendo 200.000,00 no final de uma safra e no ano seguinte estar devendo 100.000,00 no banco. Pura falta de planejamento e controle.

No decorrer deste blog vamos conversar sobre planejamento, investimentos, dinheiro e é claro que vamos falar sobre a missa do domingo. : )


Nada contra quem pensa diferente, este é apenas o meu ponto de vista.










um grande abraço e desejo a vocês uma excelente semana.

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *