"A história tem mostrado que a chave para o sucesso em investimentos é o tempo e não o timing. Logo, a melhor hora para se comprar uma ação será sempre que você tiver dinheiro”. "Eu nunca fiz dinheiro para os meus clientes comprando qualquer coisa cara" John Templeton
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
terça-feira, 8 de outubro de 2013
Como o Onesíforo escolhe as ações? LOTERIA
Olá Pessoal! A idéia desta postagem é determinar um guia que possa ajudar os iniciantes (pessoas como eu) a ter critérios para escolha de ações que possam permanecer com elas por longos períodos de tempo. Ou seja, não tem nada a ver com comprar e vender para ganhar na valorização, não faz meu estilo, mas posso indicar excelentes traders como o Bastter e o Predador.
Seguindo as idéias do nosso velhinho, "selecionar um time de empresas cujos lucros marchem para cima e cujo valor marche junto". Enfim, vamos aos critérios seguindo o que já foi abordado pelos critérios da Berkshire Hathaway:
Seguindo as idéias do nosso velhinho, "selecionar um time de empresas cujos lucros marchem para cima e cujo valor marche junto". Enfim, vamos aos critérios seguindo o que já foi abordado pelos critérios da Berkshire Hathaway:
- Este produto/serviço será necessário daqui a 20 anos? Qual compreensão temos do setor?
- Não precisa de pesquisa ou inovação para se manter no mercado.
- Ex: A Coca não mudou sua fórmula no decorre de décadas, no entanto qual empresa automobilístic não precisa estar na ponta com lançamentos?
- Negócios simples (se houver tecnologia, estará em ramo com muita competição ou pode perder espaço facilmente). A coisa precisa ser simples a ponto que qualquer imbecil possa tocá-lo porque eventualmente vai ocorrer.
- Grandes compras (ao menos 80% do patrimônio disponível na hora)
- Demonstrações de lucro consistente por ao menos 10 anos (projeções futuras não interessam, do mesmo modo que turnarounds)
- ROE > 20%
- ROE = ROIC (ou com uma diferença de no máximo 20%)
- Marca reconhecida
- Alta margem líquida > 15%
- Empresas que fazem bom lucro empregando pouco ou nenhuma dívida
- Div.Bruta/Patrimônio < 1
- Liq. Corrente > 1
- Os dividendos são crescentes ano após ano ou a empresa tem a política de distribuição dos lucros.
- Boa gerência (não podemos tocar o negócio nós mesmos)
- A empresa compra as próprias ações
- Bom uso dos lucros retidos - não diversifica em áreas que não são da competência
- Um preço atraente
- P/VPAx P/L < 22,5
EEste é apenas um esboço e digno de muitas correções. Acredito que deve haver uma abordagem muito maior no valor intrínseco, mas ficará para atualizações.
Comentários e sugestões são deveramente bem-vindos.
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)