domingo, 15 de setembro de 2013

Bolha Imobiliária no Brasil... isso existe?

RESUMÃO da Bolha Imobiliária no Brasil.

1 – Imóvel na planta – Inversão de valores onde quem fornece o CAPITAL e corre o risco (comprador) atua como empregado e quem oferece o serviço (construtora) atua como DONO.

2 – Imóvel na planta é uma aberração brasileira. Financio a obra the construtora, corro todos os riscos de atrasos/não entregas, entrega fora do estipulado no memorial, acabamento/pintura ruim, problemas estruturais, risco do condomínio ser muito alto e ainda sou obrigado a pagar correção nas parcelas e no saldo. Ela quem deveria me pagar juros por tomar meu dinheiro antes de entregar. Ninguém do mercado conta que na hora the entrega nas chaves precisará obter aprovação de financiamento na CEF.











3 – Simulem um financiamento de 400 mil e vejam que é necessário ter uma renda familiar acima de 10 mil reais (1% the população). Se não conseguir este financiamento, a construtora não devolve o dinheiro pago, ou devolve um percentual bem pequeno dele. Sem falar que hoje, devido à especulação imobiliária e alta procura (30% dos financiamentos the CEF não são de famílias, e sim de especuladores, segundo o SECOVI/SP) o preço do imóvel na planta está subindo vertiginosamente.

4 – Com estes preços atuais, é muito mais vantajoso viver de aluguel e economizar a diferença entre o aluguel e a prestação do financiamento até os preços voltarem aos patamares justos (ano 2004 + IPCA). De repente em 5 anos dá pra comprar algo a vista. Quem compra na planta corre o risco de na entrega o imóvel valer menos que o valor do saldo devedor a ser financiado. Valorize suas economias.

5 – Como qualquer investimento, o imóvel também pode sofrer queda de preço. Já se observa no mercado descontos the ordem de 30%. 30% não é desconto em nenhum tipo de produto, e sim redução de preço. Olho vivo em quem quer embolsar suas suadas economias de toda uma vida. Não caia no papo de valorização eterna. Se é investimento, tem risco embutido.




6 – Simulação CEF. Para financiar 200K, juros 8,85aa+TR, entr = 20 mil, prest1 = 1780 e prest420 = 456. Renda exigida = 5100. || Para 300, entr=30K, prest1 = 2658, prest420 = 672. Renda = 7600,00. || 149,28% de juros totais pagos durante o financiamento. Ou 2,5 imóveis. Se TR subir, prest. aumenta (basta subir a SELIC). Quem tem esta renda? 5% do povo. Venda casada. Você vai na CEF sem conta corrente e sai com conta aberta, cartão de crédito, prev privada e capitalização. Não compre 2013/14.

7 – Experimente ficar 90 dias sem pagar ao banco. O banco leiloa o imóvel, desconta o valor obtido do seu saldo devedor e ainda cobra a diferença pra você. O imóvel só é seu após quitar o financiamento. Ou seja, fica pagando aluguel para o banco por 35 anos.

8 – Sabiam que os bancos quase não tem imóvel próprio? A maioria das agências estão sediadas em imóveis alugados. Ué, imóvel não é um investimento tão excelente e superior como pregam as construtoras? Como o banco perde uma oportunidade destas de valorização eterna de seu investimento? Simples. Sabem que imóvel é despesa de custeio. Condomínio, taxas, manutenção, IPTU… Muito melhor alugar. No dia em que não atender mais basta não renovar o contrato com o proprietário e procurar outro.



9 – A mediana do valor dos imóveis na Flórida é U$ 175K. Isso significa que metade das residências lá custam até este valor. Não há sentido em pagar mais que isso na maioria dos imóveis que são anunciados no Brasil, país muito inferior em justiça social, serviços públicos, asfaltamento saúde, educação e segurança pública. Detalhe: a renda média do americano é 5 vezes maior que a do brasileiro. Pq lá é tão barato e aqui tão caro? Lá o mercado corrigiu as distorções. Aqui elas estão acentuadas.

10 – Cidade fantasmas existem!! 

Cidada fantasma CHINA 2011 http://www.youtube.com/watch?v=2yL7t0j_4tQ - com legendas.
cidade fantasma Espanha: http://www.youtube.com/watch?v=eQJNohkaq-A - dublado
cidade fantasma http://www.youtube.com/watch?v=A_2P2itrbZ4


Imóvel não desvaloriza MESMO? Pesquise ainda Portugal, Grécia e Japão. Todos viveram bolhas. Curiosamente alguns deles sediaram copa e olimpíadas. Por que o Brasil pensa que vai ser diferente?




11 – Países com imóveis em tendência de queda –> idealista ponto pt/news/arquivos/imagecache/noticia/110/precos_casas.jpg (quem disse que imóvel não cai de preço?)

12 – Avalie o desempenho pífio the economia. Inflação dando as caras (imagine quando gasolina e transporte púbico aumentarem e os incentivos como IPI reduzido acabarem?), produção industrial baixíssima, juros próximos a zero para quem poupa dinheiro, bolha imobiliária na boca do povo (não conseguem mais esconder), corrupção, crédito disponível descontroladamente, … Será que aqui no Brasil vai ser diferente do que foi em países mais desenvolvidos que o nosso?

13 – Índice FIPE-ZAP. Mede a variação dos preços ANUNCIADOS. Não os preços do negócio fechado. Este índice só vai dizer como está variando a pedida dos proprietários. E ainda assim é totalmente viesado, pois não há como o sistema exluir duplicidades (há imóveis anunciados em 4 ou 5 imobiliárias diferentes e, pasmem, com preços diferentes). Também não dá pra excluir os anúncios supervalorizados, com intuiuto de mascarar o resultado mesmo. É um índice viesado, manipulado e sem credibilidade.






17 comentários:

  1. Muito bom o post pastor. De excelente qualidade mesmo. Parabens

    Ps.: te adicionei ao meu blogroll.

    ResponderExcluir
  2. Fala Pastor.
    Sou contra o financiamento de imovel também.
    Acho que se for para morar, talvez vale a pena, mas se você estiver bem estabilizado. Com família e tudo. Do contrário te limita. Imagina se você muda de emprego, de cidade, de estado... aí fica com aquela bucha...

    Já sobre a bolha, não acredito muito. Talvez escreva um post sobre isso, mais pra frente. Queda nos preços de alguns, até compreendo, pq tava muita especulação. Mas bolha, bolha mesmo, não acredito...

    (Ps: os links do youtube estão zicados)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não acreditava em bolha até ver o que ocorreu na Espanha/Portugal/Irlanda. Por sinal, há um longo estudo sobre o que ocorreu na Espanha que quero disponibilizar para vocês no próximo post.

      Vou corrigir os links do youtube hoje a noite para não deixar dúvidas sobre o meu ponto de vista - obrigado por me avisar :)

      Um grande abraço e te agradeço pelo seu comentário.

      Excluir
  3. Tem muito exagero aí.
    Por exemplo a questão dos bancos.
    Para o banco é um excelente négócio não ter imóvel próprio porque ele vendeu os que tinha para emprestar a juros extorsivos. Eu não posso vender meu imóvel e emprestar a juros extorsivos, então para mim compensa ficar com o imóvel.
    Essa de vantagem de aluguel não existe.
    Quem está no aluguel paga, além do aluguel, o iptu, o condomínio (quando tem), e o seguro do imóvel para o proprietário, que fica com a sua grana, com o imóvel e com a valorização do mesmo.
    No Brasil, infelizmente, tudo é caro. Olha o carro por exemplo. Vai dizer que tem bolha nos preços dos carros também? Eu acho que tá caro tanto os carros como os imóveis, agora cair de preço que é bom, negas.
    Esses descontos de 30% que vc diz que existem são em bairros porcarias onde têm muita oferta. Não vou citar exemplos para não ofender ninguém, mas olhe vc mesmo.
    Eu particularmente estava procurando imóvel. Onde eu estava procurando não havia desconto nem de 5%, o que dizer de 30%.
    O índice fipe zap é muito interessante para quem critica os preços dos imoveis. Funciona assim: quando o cara vê o preço de venda do imóvel pelo índice subiu ele não aceita de jeito nenhum, alega que o índice é comprado. Agora, quando ele quer defender que o aluguel é vantajoso, ele pega o preço mais caro no fipe zap e faz a média aluguel/preço do imóvel para provar que o aluguel é mais vantajoso. Aí o índice vale né? Engraçado!
    Essa de bolha escuto desde que comprei imóvel em 2006. O que ocorreu até agora foram aumentos e mais aumentos, enquanto vários só ficam repetindo que a bolha vai estourar (para alguns já estourou). Não há consenso kkkkkk.
    Veja a valorização absurda que ocorreu de 2006 até hoje, mesmo que os imóveis caiam de preço, nunca voltarão aos patamares de 2006, na realidade nem nos de 2010 voltarão.
    Tem nego que defende quedas de 85%. Fala sério! Imagina um imóvel de um milhão hoje. Você realmente acredita que comprará o mesmo por 150 mil no futuro?
    Se esse imóvel chegar a custar 150 mil, com certeza faltará imóvel no mercado, não tendo imóvel suficiente, o que ocorrerá? Aumento de preço.
    Enfim, o povo que defende bolha para mim estão bem iludidos.
    Mas, é minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano! Antes de mais nada parabéns pela aquisição do teu imóvel em 2006! Meu ponto de vista: os atuais preços vão se sustentar pele tempo que nosso mui amado governo sustentar sua ampla oferta de crédito para o financiamento imobiliário e houve uma escassez de outras opções na renda fixa, como a poupança.

      Com o programa minha casa minha vida houve uma corrida pelos imóveis com a consequente valorização dos mesmos. A caixa financia seu imóvel habitacional com taxas de 8,5% ao ano!!! Enquanto houver a disponibilização de crédito os preços vão se manter, ou seja, pelos próximos 3 anos passa tranquilo. Quando trocar a presidência eu não sei.

      Agora vamos ver onde já houve bolha como nos EUA. Há um índice que mede a valorização dos títulos imobiliários que teve uma queda expressiva na época da bolha com uma consequente valorização muito maior do que a queda. Tal fato me leva a duas conclusões:

      1. Há espaço para os imóveis valorizarem por mais 3 anos no mínimo, ou enquanto houver um governo de cunho socialista.
      2. Com a consequente desvalorização (não sei de qunto será) haverá concentração de lotes valorizados nas mãos de bons investidores - tomara que estejamos entre esses.

      Sej bem-vindo ao blog!
      um grande abrço e muito obrigado pelo seu comentário

      Excluir
  4. Está um pouco exagerado, mas em lugares como RJ, SP e DF realmente há bolha. Sou classificado, segundo o governo, como Classe Alta e não há possibilidade deu comprar um AP em bairro de classe média. Tem algo errado nisso.

    Um detalhe aki:

    "8 – Sabiam que os bancos quase não tem imóvel próprio? A maioria das agências estão sediadas em imóveis alugados. Ué, imóvel não é um investimento tão excelente e superior como pregam as construtoras? Como o banco perde uma oportunidade destas de valorização eterna de seu investimento? Simples. Sabem que imóvel é despesa de custeio. Condomínio, taxas, manutenção, IPTU… Muito melhor alugar. No dia em que não atender mais basta não renovar o contrato com o proprietário e procurar outro."

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A questão é que o custo de oportunidade do Banco é maior. Ou seja, se ele tem 1 milhão para utilizar, ele ganha mais dinheiro no seu nicho de negócio do que comprando um prédio para alugar.

    O mesmo para construtoras: elas vendem, pq com 1 milhão conseguem construir um prédio e vender por 2 milhões (estou chutando), ganhando muito mais do que alugando ou comprando e alugando.

    O mesmo vale para nós: se você possui investimentos que crescem mais rápido que o aluguel de seu imóvel, então não faz sentido vc comprar. Já se o aluguel cresce mais rápido, vale comprar, pois normalmente as prestações são fixas ou decrescentes.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem verdade dimarcinho! Sem esquecer que os bancos te pagam juros SELIC - quando pagam bem! - e te cobram juros de cheque especial dependendo da sua negociação com o gerente.

      um grande abraço e te agradeço pela sua opinião.

      Excluir
  5. Em locais como DF, RJ e SP, não há como a precificação atual se sustentar por muito tempo, basta você olhar a quantidade de lançamentos e o percentual de unidades lançadas que ficam na mão de investidores/espetuladores.

    Li uma matéria interessante no IM, vejam:

    http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/imoveis/noticia/2941708/suspeito-que-haja-uma-bolha-imobiliaria-brasil-diz-robert-shiller

    Mesmo sendo um estrangeiro e ele ainda estar no campo da "suspeita", não há como não deixar de ficar atento ao que ele fala.

    Abraço!

    SdP
    http://saindodapinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ái! Parabéns pela tua coragem de acabar com o financiamento do teu imóvel. Talvez o futuro nos traga melhores ventos, mas cá entre nós... a bomba só vai estourar com quem acabar com o "minha casa minha Divida".

      grande abraço e te agradeço pelo comentário

      Excluir
  6. Pastor, a comparação com a bolha dos EUA é inevitável, mas é importante deixar claro que lá a coisa estourou porque eles usavam os imóveis como garantia para empréstimos nos bancos e lembrar que esta prática não acontece por aqui.

    Pelo menos não é comum.

    Creio que estamos bem longe de uma bolha. Os preços foram para o alto e agora caindo, como qualquer variação normal de candles.

    Modifiquei o dominio do meu blog. Se puder alterar o seu blogrow eu agradeço.

    http://manualdofrugal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Frugal,

      Basta dar uma rápida passada por bancos e instituições financeiras para ver que essa prática ainda não é disseminada, mas a sua oferta está bem mais a mostra. Já vemos instituições oferencendo empréstimos a juros mais baixos quando você dá seu veículo como garantia e ainda mais baixos quando a garantia é o seu imóvel.

      Abraço!

      SdP
      http://saindodapinda.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Isso eu realmente não sabia. Me adiciona ai pf, vou te adicionar no row por aqui.

      Excluir
  7. Boa valorização do BB hj... segue o rali!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dada esta valorização repentina, se arrependeu de diversificar justo agora pastor?

      Ou nem tinha chego a vender as ações ainda?

      Excluir
    2. Olá Frugal, não pensei em vender e nem quero pensar nisso rsrs patrimônio não se gira, se acumula; e se o que me fez entrar no BB se mantiver não tem porque sair no curto prazo.

      Se assim Deus permitir minha posição irá aumentar com o passar dos anos.Mas respondendo a sua pergunta, ainda não comprei outro lote de ações; nem do BB nem de outra empresa.

      um grande abraço

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *