domingo, 18 de agosto de 2013

O frugal japonês (pão-duro mesmo)




De fato, a capacidade de poupança da família japonesa é das mais altas do mundo. Em um domicílio em que apenas o chefe trabalha, poupa cerca de 18% dos rendimentos. Quando os dois cônjuges trabalham, a poupança ultrapassa a marca dos 30% - e a gente precisa de esforço para guardar 10%

Então, o governo para aumentar o consumo diminui o juro para menos de 1% ao ano!!!! Isto para fazer os japoneses sacarem seu dinheiro da caderneta de poupança e colocarem no consumo. Resultado: eles passaram a poupar mais porque o juro não iria render tanto.

No início de 1998, o governo promoveu um gigantesco corte de imposto de renda, visando orientar o dinheiro economizado para a compra de bens e serviços. Resultado: guardaram mais!
Foi então que as empresas de cartões de crédito entraram com aquela fraze: "Compre hoje e parue em 12 x sem juros"  - deu certo nos Estados Unidos e eles gastam 103% do que ganham, pendurados no dinheiro de plástico. No Japão, as compras com cartão são menos de 15% e os japoneses relutam em gastar hoje o que pode fazer falta amanhã.


Muitos atribuem esse "estranho comportamento" à própria crise e ao medo do desemprego porque lá não tem auxílio-desemprego; lá a resistência ao consumo vem de muito longe.


O Japão sempre foi um País que prometeu pouco e esperou muito de seus cidadãos (alguém aí lembrou do LULA ou da DIRMA?). Por exemplo, lá o governo não subsidia a aquisição da casa própria, o que forçou os japoneses a pouparem a vida inteira para para no final comprarem uma casinha de 40 metros quadrados (média nacional).
Dispondo de tão pouco espaço, eles apreenderam a gastar pouco em móveis, eletrodomésticos de grande porte e até mesmo automóvel. Durante décadas, aquele povo adiou o consumo com vistas a fortalecer os investimentos pessoais básicos. Dentre eles, inclui-se também a poupança para reforçar a aposentadoria cujo valor é bastante reduzido.

É importante saber que, apesar de exportador muito, cerca de 85% dos produtos industrializados fabricados no Japão são consumidos no próprio país. Isso significa que a economia japonesa é extremamente dependente do consumo interno. Portanto, se os habitantes poupam mais do que consomem, a economia entra em recessão, ou seja, as fábricas, o comércio e os serviços passam a produzir menos e a demitir funcionários em massa. Essa é a principal causa da atual taxa de desemprego de aproximadamente 4%, a maior da história (!!!!!!!!!!) do país desde a Segunda Guerra Mundial.

O Japão é um país que tem uma longa história de guerras. A última delas, destroçou o seu sistema produtivo. Em 1945, o colapso do transporte era total. A alimentação, escassa e racionada. Muitos passaram fome. O reerguimento da nação exigiu um sacrifício colossal. A austeridade foi uma conduta obrigatória e se impregnou no "ethos" japonês.

Esta cultura emoldurou o Japonês depois da guerra: "Somos uma ilha superpovoada, com poucos recursos naturais. Por isso temos de nos unir, garantir a segurança alimentar, privilegiar o futuro em detrimento do presente e a poupança no lugar do consumismo".


A crise atual tem pouco a ver com a frugalidade dos hábitos dos japoneses em geral e muito mais com a ganância incontida que animou os especuladores do sistema financeiro a conceder US$ 500 bilhões de empréstimos que não podem ser pagos.

AGORA VEM CÁ! SE O POVINHO FAZ ISSO, VOCÊS ACHAM QUE ELES ADMITEM QUE O GOVERNO TORRE OS IMPOSTOS COM BOLSA-TUDO-QUE-É-COISA? 

VOCÊ SABIA QUE SE SE VOCÊ FOR PRESO VAI GANHAR MAIS DO QUE TRABALHANDO POR UM SALÁRIO?????
.

Por uma curiosidade vamos ver o desastre do terremoto de Kobe (antes e depois).






e do tsunami



Alguém lembra daquela represa que estourou no Brasil:






7 comentários:

  1. Muito bom o post Pastor. Interessante as diferencas de realidade entre os dois paises

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente TF, e nós achamos ruim guardar 10% do salário. :)

      grande abraço

      Excluir
  2. Muito bom!!! o Brasil precisa de incentivos sim... mas incentivos para trabalhar e não para termos mais vagabundos!!! já diz a bíblia ensina a pescar!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. muito bom o texto, temos muito a aprender com os japoneses em vários pontos! (humildade, educação, honestidade, trabalho árduo, etc)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *