segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mensagem da Semana: Um péssimo pai...





            Dia 11 de agosto foi o dia dos pais, dia de levar o papai para almoçar fora, trata-lo de forma especial e carinhosa e reconhecer sua importância. Olhando as Escrituras vi dois exemplos de pai, o bom e o péssimo. Hoje vamos nos ater ao péssimo!  em pleno dia dos pais???? pois é. Data apropriada ; )




 Que homem a Bíblia traz para exemplo? O supremo Sacerdote Eli (o mesmo cargo que tinha Caifás, o que mandou executar Jesus, também conhecido como Sumo-Sacerdote). Eli foi um péssimo pai e teve um final de vida complicado por causa disto.



 Os filhos do sacerdote Eli não prestavam e não se importavam. Eli, o pai,  mesmo sabendo muito bemo que deveria ser feito (antes dele já havia os primeiros 5 livros da Bíblia, a base da Igreja Judaica e muitos dos trechos que eu vou citar vem exatamente de lá) negligenciou sua responsabilidade.



Eu não sei ele teve uma vida boa ouvindo da boca dos outros tudo o que os seus filhos faziam, desde o roubo de ofertas (trazendo para os dias de hoje) e também que eles estavam tendo relações com as mulheres que trabalhavam na entrada da Tenda Sagrada. 
 

Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina. Deuteronômio 8:5
O filho tolo é a ruína de seu pai, e a esposa briguenta é como uma goteira constante. Provérbios 19:13
 O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão. Provérbios 13:1



Deus já havia decidido que a penalidade para as ofensas que os sacerdotes Hofni e Finéias estavam cometendo era a morte. Mas como Eli não queria cumprir sua responsabilidade como pai e como supremo sacerdote de punir severamente as maldades deles, a maldição e pena de morte que estavam sobre Hofni e Finéias cairiam sobre a família inteira de Eli.




.
Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. Efésios 6:4

Provérbios 23:13-14: Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura”

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Efésios 6:1




  A chave então para não sofrer problemas semelhantes na família não é seguir a moda de hoje de evitar a disciplina física, mas adotar uma postura equilibrada: uma criança criada de modo violento ou sem castigo físico pode acabar cometendo violências, mas uma criança criada com o uso sábio da disciplina física terá muito mais chance de levar uma vida marcada por um comportamento bom e correto



 

2 comentários:

  1. O que vc entende por " uso sábio da disciplina física", senhor Pastor?

    ResponderExcluir
  2. Umas palmadinhas não fazem mal a ninguém. A mim fizeram bem.


    ”Provérbios 23:13-14: Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura”

    Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Hebreus 12:7

    Lembrem-se hoje de que não foram os seus filhos que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus, a sua majestade, a sua mão poderosa, o seu braço forte. Deuteronômio 11:2

    Qualquer dúvida, não exite em me perguntar. Estou a sua disposição.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *